Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais de 30mm em apenas uma hora no RS

20/01/2015 às 11:04
por César Soares

A chegada da frente fria ao Rio Grande do Sul já provoca temporais especialmente sobre áreas do Oeste, Noroeste, Missões, Campanha e Centro. Com a organização de áreas de instabilidade vindas de oeste devido a presença da frente fria na costa gaúcha, era esperado que estas áreas fossem as primeiras atingidas pelos temporais.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço das nuvens carregadas para outras áreas gaúchas. A tendência ao longo do dia é que toda a Região Sul do país tenha temporais devido o espalhamento das áreas de instabilidade.

A chuva vem com um grande volume em um curto período de tempo. Segundo informações da estação automática do INMET em Santa Rosa choveu em apenas uma hora um total de 32,4mm. Essa condição favorece a ocorrência de alagamentos e inundações.

A grande quantidade de nuvens e a entrada de um pouco de ar polar, faz com que as temperaturas não subam tanto. No aeroporto de Santa Maria-RS a temperatura às 9h da manhã é de 23°C nesta terça-feira (20), sendo que na segunda-feira (19) fazia 27°C no mesmo horário, isto é, uma diferença de 4°C.

Os temporais ocorrem desde a noite de segunda-feira (19). Em Quaraí-RS as rajadas de vento chegaram aos 111km/h segundo informações da estação automática do INMET. Essa velocidade de vento é equivalente a um tornado F0 na escala Fujita melhorada.

Chuva enfraquece até o fim da semana

Com o avanço da frente fria para o Sudeste, as áreas de instabilidade deixam de se organizar sobre a Região. O centro-sul do Rio Grande do Sul já não tem previsão de chuva a partir da quarta-feira (21). Santa Cataria e Paraná terão pancadas de chuva especialmente entre a tarde e a noite. Há o risco de chuva forte mas de forma pontual.

A partir da quinta-feira (22) o sol já volta a aparecer mais e as pancadas de chuva ocorrem de forma rápida especialmente entre a tarde e a noite.