Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais frio do que chuva no Centro-Sul

29/04/2015 às 13:16
por César Soares

Entre o fim de abril e o início de maio está prevista a entrada de uma massa de ar polar. Com a aproximação do inverno a frequência de eventos de frio vai aumentar para áreas do Centro-Sul, mas por outro lado o ar mais seco começa a predominar em áreas centrais do Brasil e gradativamente a tendência é de redução no volume de chuva.

No mapa de anomalia de de chuva é possível ver que o Centro-Sul do Brasil já está com menos chuva do que a média climatológica para abril nos tons em laranja. A melhor condição é observada nos tons em azul visto em Goiás, Distrito Federal, centro-norte de Minas Gerais.

A presença de frentes frias chegando à costa da Bahia também incentivou a canalização de áreas de instabilidade sobre o interior do Estado e o centro-sul do Tocantins onde são observados até 150mm acima da média para o mês.

Nos próximos dias ainda há previsão de chuva sobre áreas do Sudeste, mas a tendência é da diminuição dos volumes acumulados. No mapa de previsão de chuva para os próximos 15 dias, já é possível ver uma diminuição na distribuição de chuva, especialmente sobre o leste e norte de São Paulo.

A Região Sul já tem uma condição de tempo mais seco previsto especialmente sobre o centro-sul gaúcho, onde os volumes de chuva dificilmente passam dos 30mm nesta área durante o período.

O meteorologista César Soares comentou a tendência de chuva para todo o Brasil ao longo dos próximos 15 dias para todo o Brasil no Climatempo News. Confira!