Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muita chuva e frio em Santa Catarina e no Paraná

12/06/2015 às 00:33
por Josélia Pegorim

Muita chuva e muito frio no Sul

Uma frente fria avançou sobre o Sul e a chuva se espalhou nesta quinta-feira também sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. A chuva veio misturada com ar polar  e a temperatura começou a baixar especialmente em Santa Catarina, depois de vários dias com calor. A maioria das áreas do Paraná ainda teve calor.

As imagens de satélite mostram a movimentação da nebulosidade sobre o Sul. As nuvens são representadas pelas manchas amareladas e verdes. Nuvens carregadas (manchas arredondadas azuis) crescem sobre o Paraguai

 

A chuva está só começando nestes estados. Nos próximos dias, a circulação dos ventos em vários níveis de altitude da atmosfera vai forçar a permanência das nuvens carregadas sobre Santa Catarina e Paraná. Além disso, uma segunda frente fria avança sobre o Sul entre o domingo e a segunda-feira deixando o tempo ainda mais instável.

A previsão é de que chova muito até o domingo, dia 14, em todo o Estado de Santa Catarina e na maioria das áreas do Paraná. A chuva só não deve ser volumosa no norte paraense.

O mapa mostra a projeção do volume de chuva acumulado sobre a Região Sul entre 12 e 16 de junho. O branco representa ausência de chuva. Os tons de verde forte indicam uma estimativa de mais de 100 mm acumulados no período.

 

Frio e chuva

Além da chuva, o ar polar também atinge Santa Catarina e Paraná. Os dois estados já terão forte queda da temperatura nesta sexta-feira, com sensação de frio o dia todo. Só não esfria muito no norte do Paraná. As capitais Curitiba e Florianópolis vão ficar chuvosas e frias.

O frio úmido persiste nos dois estados no fim de semana que será o último do outono. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 21h13, e se estende até o dia 23 de setembro às 05h20.

Confira os mapas de previsão ara Região Sul e veja quando e onde há risco de geada.

Que frio é esse que vem por aí?

El Niño já atua sobre o Sul e aumenta a chuva