Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muita chuva no centro-sul do Brasil

05/07/2015 às 15:40
por Aline Tochio

Julho é um dos meses mais secos do ano no centro-sul do Brasil. A média climatológica nesse mês cai bastante em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. No Sul ainda se observam chuvas mais regulares, mas em menor volume em relação à época de verão. Mas nessa semana as condições de tempo serão atípicas nessas áreas. A constante formação de áreas de instabilidade vai provocar chuvas frequentes e com volumes elevados.

 

Já nesta segunda-feira, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica no Paraguai e avança no decorrer da semana em direção a Santa Catarina, se afastando para o oceano na quinta-feira. Ao mesmo tempo, a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera (cavado) vai formar nuvens carregadas entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os dois sistemas vão formar muitas nuvens carregadas, principalmente na terça e na quarta-feira, quando há risco de chuva forte com raios em todo o Centro-Oeste, em São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada nos próximos 5 dias.

 

 

Os modelos meteorológicos de previsão de tempo mostram acumulados perto ou acima de 100 milímetros no norte de São Paulo, em Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. Neste último, julho já começou com muita chuva. Uma outra área de baixa pressão provocou chuva forte no começo do mês, que já ultrapassou a média climatológica.

 

 

Volumes acima de 100 milímetros em alguns dias são suficientes para causar alagamentos, transbordamentos de córregos e até deslizamentos de terra, especialmente em áreas onde já choveu bastante, como o oeste de São Paulo e noroeste do Paraná.