Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muitas nuvens e mais chuva sobre o RJ

03/02/2015 às 09:49
por César Soares

Os temporais voltaram ao Rio de Janeiro no último fim de semana. A condição de tempo instável e a maior presença de chuva na região se deve a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica que está posicionado na costa do Estado fluminense organizando áreas de instabilidade vindas do interior.

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de muitas nuvens sobre todo o Estado. Mesmo com a nebulosidade, a sensação ainda é de abafamento do ar. Segundo informações do aeroporto Santos Dumont, na capital a temperatura mínima registrada foi de 24°C. Às 9h da manhã a temperatura já estava em 26°C. O sistema de baixa pressão atmosférica vai continuar sobre a costa do Rio de Janeiro até o fim desta semana. Com isso, mais áreas de instabilidade serão organizadas e a semana será marcada pelo tempo instável e o risco de chuva. O abafamento do ar e a presença de muita umidade pode provocar temporais principalmente durante o período da tarde.

A persistência da chuva deixa o solo encharcado e pode provocar, além dos alagamentos, deslizamentos de terra. Dessa forma, muita atenção nas áreas de encostas que podem sofrer desabamentos por conta da chuva.