Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nas ondas de Medina

10/12/2014 às 23:05
por Josélia Pegorim

O brasileiro Gabriel Medina, surfista profissional de apenas 20 anos, está num local e numa situação de causar inveja a maioria dos praticantes de surfe do mundo. Medina é um dos finalistas do Pipe Masters masculino, o campeonato mundial de surfe profissional. As disputas finais ocorrem na praia Banzai Pipeline, em Oahu, no Havaí. É uma praia cultuada pelos surfistas por suas super ondas. Dizem que Banzai Pipeline é a melhor onda do mundo por sua perfeição, tubos pesados e proximidade da praia. Ao mesmo tempo que fascinam, desafiam, as ondas de Banzai Pipeline são consideradas as mais perigosas do planeta e sua média de vítimas fatais é de uma por ano, além das frequentes quebras de pranchas e lesões.  

  A beleza e violência das ondas de Pipeline atrai muita gente que fica só na areia, olhando. Mas Gabriel Medina vai ter que enfrentá-las com muita concentração! É um favorito para sair campeão. As baterias de provas vão ocorrendo até o dia 20 de dezembro porque nem sempre as ondas de Pipeline se deixam surfar, pois ficam grandes demais. Nem sempre os ventos permitem. Quem manda é o mar!  

Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, no jornal Climatempo News das 17 horas, no site da Climatempo, você vai entender melhor com são as ondas de Banzai Pipeline, como acontece uma final do mundial profissional de surfe com Tomas Burguete, do Climasurf. Tomas vai conversar com a meteorologista Josélia Pegorim sobre a previsão das ondas para o Havaí.   Mar sobe no Sul e no Sudeste Enquanto isto, no mar do Brasil, uma baixa pressão atmosférica se intensifica na sexta-feira entre o litoral do Rio de Janeiro e do Paraná. Ciclones extratropicais passam pela costa da Argentina e se afastam rápido para alto-mar. Mas tudo isto gera uma agitação no mar e a elevação das ondas nos próximos dias nas praias do Sul e do Sudeste. Não há expectativa de ressaca, mas alguns picos poderão chegar a 1,5m e 2,0m. Ache a sua tribo e confira as ondas no Climasurf