Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nova Friburgo (RJ) é a mais fria do BR pela terceira vez

10/06/2015 às 13:56
por Josélia Pegorim

A Região Sudeste vem registrando as menores temperaturas do Brasil esta semana. Minas Gerais e Rio de Janeiro estão tendo madrugadas bastante frias e estão sendo os estados com as mais baixas temperaturas no país.

A cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, foi a cidade mais fria do Brasil nesta quarta-feira, com a temperatura mínima de 3,0°C. Nova Friburgo bateu o recorde de frio do Brasil pelo terceiro dia consecutivo.

Confira as menores temperaturas registradas no Brasil em 10 de junho de 2015.

 

Por que o frio aumentou no Sudeste?

A Região Sudeste vem tendo madrugadas mais frias por causa do efeito de subsidência atmosférica provocada por uma grande massa de ar seco (sistema de alta pressão) que ganhou força sobre o Brasil nos últimos dias. Não houve aumento do ar polar sobre o Sudeste.

A subsidência do ar (movimento do ar cima para baixo) deixa o ar da superfície mais seco. A redução da umidade diminui também a nebulosidade. A falta de nuvens à noite acentua o resfriamento do ar.

Nos próximos dias, este efeito de subsidência vai enfraquecer. Não previsão de entrada de mais ar polar sobre o Sudeste e a tendência é de aquecimento.

Entenda o que é a subsidência e porque a noite fica mais fria nesta situação.

 

 

A briga entre a Alta pressão polar e a Alta pressão quente

 

Nova Friburgo (RJ) nascer do sol a 2219 de altitude - 04-abril-2015 - por Marcos Garcia_interna