Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Novembro teve retorno da chuva ao Sudeste

30/11/2014 às 10:30
por César Soares

Com a maior circulação de ventos úmidos vindos de noroeste. A chuva finalmente voltou ao Sudeste. O maior número de frentes frias que também passou pela Região foi capaz e organizar as áreas de instabilidade e provocar chuva.

O mapa e anomalia de chuva mostra também que boa parte do interior de São Paulo, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata fecharam o mês de novembro com chuva acima da média climatológica.

Mesmo com áreas com chuva abaixo da média, o mês de novembro trouxe um alívio para as áreas que há muito tempo não tinham grandes volumes acumulados de chuva.

  Mais chuva para a primeira semana de dezembro

A formação de uma nova frente fria na costa de São Paulo vai provocar mais chuva a partir da quarta-feira (03). Os volumes de chuva voltam a se elevar e são esperados temporais. Com a mudança no padrão de circulação de ventos, que passam a trazer um ar mais úmido, a tendência é de que a chuva permaneça sobre a Região. Enfim as pancadas de Verão estarão de volta.

O acumulado de chuva para os próximos 15 dias mostra que áreas do centro-sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba podem ter volumes acumulados superiores aos 200mm.