Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rodízio de água chega a mais uma cidade paulista

03/12/2014 às 11:58
por Redação

O município de Santa Bárbara D’Oeste iniciou o rodízio de água no último dia 24 de novembro. O fornecimento está sendo interrompido das 11h às 16h e das 22h às 5h. Além disso, outras medidas estão sendo tomadas, como descontos para quem economizar e multas para aqueles que forem flagrados desperdiçando água.

Santa Bárbara D’Oeste é abastecida por três represas: Areia Branca, São Luís e Cillos. Juntas registram um volume próximo a 16% da capacidade total. Mesmo com as chuvas do mês de novembro, que ficaram próximas à média histórica mensal, o índice ainda é baixo e a cidade corre o risco de ficar sem água em um futuro próximo. Outra opção é voltar a captar água do Rio Piracicaba, que também se encontra com volume bem baixo, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Joaquim Pedro Santos, esse seria um último recurso. Confira o que diz Pedro Santos:

 

O mês de dezembro começou com sol e pancadas de chuva isoladas em Santa Bárbara D’Oeste, porém a partir desta quinta-feira (4) uma frente fria chega ao estado de São Paulo e a chuva retorna mais generalizada. Até o fim de dezembro são esperados bons volumes para a cidade, que devem chegar perto da média histórica para o mês. O mapa indica volumes entre 100 e 150mm para os próximos 15 dias.

   

A chuva até deve ajudar o município, mas ainda não será suficiente para recuperar as represas. O calor será um agravante porque aumenta a evaporação da água e o consumo da população.

Veja também:

Como será o calor do verão de 2015?