Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O calor da Índia está normal?

09/06/2015 às 15:28
por César Soares

O calor continua sobre áreas da Índia. A presença do ar seco e do sol sobre áreas do norte favorecem a elevação da temperatura. Na cidade de Patna a tarde da terça-feira (09) foi quente e a temperatura máxima chegou aos 43,5°C.

A onda de calor intenso na Índia teve início na segunda quinzena do mês de maio, graças à um bloqueio atmosférico que atrasou o início do regime de monções sobre diversas áreas. Até mesmo sobre cidades do sul foram observadas temperaturas acima dos 40°C neste período. Cidades do norte chegaram a registrar temperaturas de 46°C, como por exemplo a cidade de Raipur no Estado de Chhattisgarh.

Segundo informações das agências de  notícias internacionais mais de duas mil pessoas morreram em consequências das altas temperaturas, principalmente idosos e crianças.

É normal para esta época do ano tanto calor sobre a Índia? Confira na edição especial do Climatempo News em que o meteorologista César Soares entrevistou a especialista no assunto Professora Leila Carvalho direto da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos.