Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recorde de calor em BH

21/01/2015 às 11:38
por César Soares

Atualizado em 21/01/2015 às 17h50

A cidade de Belo Horizonte bateu o recorde de temperatura na tarde da quarta-feira (21). Segundo a estação convencional do INMET a temperatura chegou aos 33,9°C. O recorde anterior era de 33,4°C registrado em 03 de janeiro.

A  formação de uma baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo trouxe muitas mudanças nas condições do tempo para diversas áreas. A chuva vem de forma mais abrangente ao Estado paulista e as condições de chuva também aumentam para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ao longo dos próximos dias. Mas não serão todas as áreas do Sudeste que receberão chuva até o fim desta semana.

A organização de áreas de instabilidade será maior sobre o Estado de São Paulo, onde serão esperados os maiores volumes ao longo dos próximos dias. O centro-sul do Rio de Janeiro também terão pancadas de chuva que poderão vir em forma de temporais, mas os volumes acumulados serão um pouco menores, chove também no Grande Rio.

A frente fria vai passar pela costa de São Paulo e conseguir mudar as condições do tempo em áreas do Sudeste.

Para Belo Horizonte e Vitória o destaque fica por conta do retorno da chuva e não do volume acumulado. A capital mineira tem previsão de chuva rápida e localizada após um mês sem o registro de chuva. A última vez que a estação convencional de registrou chuva foi em 22 de dezembro de 2014 com um volume de 14,4mm. Há o risco de pancadas de chuva já a partir da tarde da quarta-feira (21).

A capital do Espírito Santo tem uma condição mais crítica. A última vez que choveu, segundo informações da estação convencional do INMET, foi em 16 de dezembro de 2014, quando choveu 24,2mm. Na capital capixaba as chances de chuva serão maiores a partir do sábado (24), no interior do Espírito Santo a chuva virá antes, por conta da circulação de ventos úmidos vindos interior, chove a partir da quinta-feira (22).