Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Porto Alegre: outono se despede com madrugada mais quente em quase 2 meses

20/06/2011 às 18:49
por Josélia Pegorim

>O inverno, estação mais fria do ano, começa com pouco frio no Sul do Brasil. Ventos sobre o centro-sul da América do Sul impedem que as massas polares intensas cheguem a Região nos próximos dias.
 
Depois quase um mês e meio de frio constante, Porto Alegre se despede do outono com uma madrugada. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima nesta segunda-feira foi de 19,2°C,o valor mais alto de madrugada desde o dia 23 de abril, quando a mínima foi de 19,6°C.
 
Porto Alegre e todo o Sul do Brasil não terá dias gelados no começo do inverno, a estação normalmente mais fria do ano, que começa oficialmente nesta terça-feira, 21 de junho, às 14h16, pelo horário de Brasília. A circulação de ventos sobre o centro-sul do América do Sul mudou nos últimos dias e começou a gerar um bloqueio ao movimento normal das massas polares. Pelo menos até o fim de junho, as ondas de frio intenso vão ficar retidas no centro-sul da Argentina. Até lá, um pouco de frio passa pelo Sul do Brasil, mas de maneira bem mais suave do que se verificou desde o começo da segunda quinzena de maio. Assim, os primeiros dias do inverno no Sul do Brasil, onde o frio da da estação é o mais rigoroso do país, não terá dias gelados. Algumas áreas, como o centro-norte do Paraná, terão até dias anormalmente quentes, para os padrões do inverno.
A preocupação neste início de inverno é com a chuva no Sul do Brasil. O bloqueio dos ventos vai manter as nuvens carregadas das frentes frias sobre a Região. Pelo menos até o domingo que vem, a maioria das áreas do Sul terão dias com muitas nuvens e chuvas frequentes, que podem cair com moderada a forte intensidade em várias localidades, especialmente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Há também risco de raios e de  rajadas de vento moderadas a fortes, superando os 60 km/h. 

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/12
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06