Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais voltam ao Rio Grande do Sul

09/09/2014 às 21:47
por Josélia Pegorim

Atualizado às 9h10 do dia 10/09/2014

Uma frente fria chegou ao litoral gaúcho e já  provocou chuva, raios e fortes rajadas de vento nas áreas do sul e oeste do Estado nesta madrugada e manhã de quarta-feira. Santa Maria, na região central do Estado, apesar de não ter chovido ainda na madrugada, as rajadas de vento chegaram a 73 km/h. Mas nas próximas horas a chuva chega com forte intensidade e acompanhada por descargas elétricas. A chuva chegou com mais volume no sul do Estado. Na região de Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, o acumulado nesta madrugada já chega a 32,6 mm, conforme o INMET. Ao longo do dia a instabilidade se espalha por todo o centro-sul e  leste do Estado, inclusive em Porto Alegre, onde também não se descarta temporais.

Os volumes de chuva subiram bastante com a persistência das nuvens carregadas, algumas cidades chegaram a registrar acumulados acima dos 40mm entre a madrugada e manhã de quarta-feira.

O radar meteorológico do Canguçu já mostra áreas de instabilidade espalhadas sobre boa parte do centro-sul do Estado gaúcho.

As áreas em amarelo e mais alaranjadas já indicam chuva com intensidade de moderada a forte. Nuvens com grande desenvolvimento vertical, do tipo Cumulonimbus (Cb), se formam e favorecem temporais.

    Calor

Sol forte, muito calor e rajadas de vento fortes marcaram a terça-feira no Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 35,1°C em Campo Bom, na Grande Porto Alegre e também em São Gabriel, no sul gaúcho. Em Santa Catarina, a maior temperatura ocorreu em Urussanga, no sul do estado, com 34,°C. No Paraná, a maior temperatura foi a de Foz do Iguaçu que registrou até 33,4°C.

O vento e o calor aumentam em quase todo o Sul. Santa Catarina e Paraná esquentam mais nesta quarta-feira e Curitiba, capital do Paraná, poderá ter a tarde mais quente do inverno. Por enquanto, a maior temperatura do inverno em Curitiba foi de 28,4°C, em 25 de agosto.

Ventania Fortes rajadas de vento, que podem até superar os 80 km/h, devem ser esperadas sobre o Sul do Brasil no decorrer desta quarta-feira por causa da frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul.  Pode ventar forte nos três estados mesmo sem estar chovendo. As rajadas vão ocorrer quase sempre das direções norte e noroeste. São ventos quentes que vão ajudar a aquecer o ar, junto com o sol.     Chuva e granizo O ar muito quente e seco que predomina sobre o Brasil bloqueia a instabilidade da frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Temporais com potencial para alagamentos podem ocorrer nesta quarta-feira e também a queda de granizo, além de muitos raios. As pancadas de chuva desta frente fria devem chegar a Santa Catarina só à noite. O Paraná deve ter chuva só na quinta-feira. Acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias na Região Sul. Veja os volumes de chuva estimados    Compartilhe a informação sobre as condições do tempo na sua cidade com a Climatempo Participe! Pelo site:  envie sua foto Pelas redes sociais: #fotografeotempo Pelo Whatsapp: (11) 9 9420-7548