Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais temporais no Sul

15/01/2015 às 12:04
por César Soares

A frente fria que provocou temporais na quarta-feira (14) se afasta da costa da Região Sul em direção ao oceano. Mas as áreas de instabilidade ainda avançam do Paraguai e norte da Argentina em direção ao oeste gaúcho e catarinense. Há o risco de novos temporais entre a tarde e a noite na maior parte da Região Sul. Apenas na Campanha e sul gaúcho que o tempo fica firme e a nebulosidade não cresce o suficiente para provocar chuva.

Maiores volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia

Ventania

Os temporais de quarta-feira foram marcados também pela ventania. Em Foz do Iguaçu-PR as rajadas de vento chegaram aos 85 km/h. Em Chapecó (SC), o aeroporto local registrou uma rajada de 92 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 81 km/h em Lages (SC), de 84 km/h em Joaçaba (SC), de 82 km/h em Goioerê (PR) e em São Gabriel (RS).

Queda da temperatura

O ar polar que veio com a frente fria não foi muito forte, mas conseguiu avançar pelo interior do Rio Grande do Sul e sobre parte de Santa Catarina. A chuva e o ar polar reduziram o calor em várias áreas destes Estados. O aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre-RS registrou garoa no começo da tarde. Às 10h, a temperaturas era de 24°C, dois graus a menos do que a temperatura registrada da quarta-feira no mesmo horário quando os termômetros estavam em 26°C.

Em Criciúma, no sul de Santa Catarina, a temperatura no aeroporto às 13 h desta quinta-feira era de 27°C e no mesmo horário ontem era de 33°C.

Mais chuva no fim de semana

A chuva dará uma pequena trégua na sexta-feira (16) sobre a Região Sul. A maior parte da região terá muito sol e as pancadas vão vir a partir da tarde e de forma mais pontual. Entre o litoral sul catarinense e todo o leste gaúcho chove a qualquer momento. Mas no sábado (17), uma nova frente fria avança pela gosta do Rio Grande do Sul e vai reforçar as nuvens de chuva principalmente sobre o Estado gaúcho, sul e leste catarinense e no sudoeste do Paraná.