Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recife: metade da chuva de junho em 2 dias

17/06/2010 às 12:11
por Josélia Pegorim

Alerta em Recife

A situação em Recife é de alerta nesta quinta-feira, por conta da grande quantidade de chuva que caiu sobre a cidade nos últimos dois dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas de ontem e 9 horas de hoje a região do Curado acumulou 116,4 milímetros. Foi o maior volume de chuva em 24 horas este ano, superando os 82,4 milímetros acumulados entre terça e quarta-feira. É muita chuva em pouco tempo e a Grande Recife vem sofrendo com alagamentos. O total de chuva acumulada na região do Curado entre a manhã de terça-feira e a manhã desta quinta-feira foi de 198,8 milímetros. Isto representa um pouco mais do que a metade do que normalmente chove durante todo o mês de junho. A média normal de chuva em junho é de aproximadamente 390 milímetros, sendo a maior do ano em Recife. O total acumulado do dia primeiro de junho até 9 horas do dia 17 estava perto de 284 milímetros, o que corresponde a 73% da média.Tradicionalmente, junho é um mês de muita chuva no litoral de Pernambuco. A chuvarada em Recife esta semana começou com uma frente fria forte que avançou até o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Poucas frentes frias conseguem alcançar estes estados brasileiros e isto dá uma idéia da força deste sistema. A frente fria tecnicamente já se afastou da costa leste do Nordeste, mas seus efeitos continuam sendo sentidos na região.

Chuva no litoral da Paraíba também preocupa

Nesta quinta-feira, nuvens bastante carregadas cresceram entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco e isto fez com que a chuva voltasse aumentar em João Pessoa e em todo o leste da Paraíba. A situação da capital paraibana também é preocupante por que já choveu muito por lá esta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 16 e 9 horas do dia 17 foram acumulados de 40 a 45 milímetros sobre a cidade. Do início do mês até a manhã do dia 17 choveu cerca de 164 milímetros, o que corresponde a 43% da média normal para junho que é de 381,5 milímetros. Estas nuvens pesadas que se formaram na costa leste do Nordeste devem persistir nesta sexta-feira. No litoral da Paraíba, a tendência é de que a chuva diminua no decorrer da tarde, mas até lá a chuva será e grande volume. Já no leste de Pernambuco, incluindo o litoral e áreas de Agreste, a sexta-feira devem ser outro dia com muita chuva e mais problemas para a população. O solo já encharcou e o risco de deslizamentos e alagamentos é grande.

Tempo prejudica festas juninas

Estas nuvens carregadas que se espalharam pelo litoral de Pernambuco e da Paraíba, avançaram também sobre o Agreste dos dois Estados. É lá que ficam a paraibana Campina Grande e Caururu, em Pernambuco. As duas cidades são “rivais” nesta época, pois abrigam as maiores festas juninas do país. A festa não é só no fim de semana. O arraial com as danças e comidas típicas funciona todos os dias de junho. Tem chovido muito no Agreste da Paraíba e de Pernambuco desde o começo da semana sexta-feira também deve ser marcada pelo tempo chuvoso. A boa notícia é que a chuva deve diminuir no fim de semana.