Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recorde de frio em capitais da Região Norte

21/06/2015 às 09:50
por Josélia Pegorim

Rio Branco, capital do Acre, Porto Velho, capital de Rondônia e Palmas, a capital do Tocantins bateram recordes de frio na madrugada de sábado, 20 de junho. A tabela mostra as temperaturas registradas oficialmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Frio de ar polar e de subsidência

A acentuada queda da temperatura nas capitais da Região Norte aconteceu por motivos diferentes. Em Rio Branco, que bateu o recorde de frio do ano pelo segundo dia consecutivo, e em Porto Velho, ocorreu uma friagem moderada, fenômeno meteorológico que é caracterizado pela queda da temperatura provocada pela passagem de uma massa de ar polar.

Já em Palmas, o resfriamento acentuado ocorreu devido ao fenômeno de subsidência do ar. Uma massa de ar seco (alta pressão) vem predominando há alguns dias sobre o Tocantins deixando o estado com ar seco e pouca nebulosidade. A falta de nuvens no período noturno facilitou o resfriamento do ar.

O ar polar já se afastou do Acre e de Rondônia e a temperatura sobe nos próximos dias, mas a madrugada ainda será fresca. No Tocantins, o resfriamento ainda pode aumentar um pouco até a segunda-feira.

 

Solstício de inverno acontece em 21 de junho