Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Região Sul: frio depois dos temporais

02/10/2014 às 12:30
por César Soares

Após diversos dias com chuvas torrenciais sobre a Região Sul do Brasil, particularmente sobre o oeste, as áreas de instabilidade de afastam e a chuva já começa a enfraquecer. Os ventos mudaram de direção e estão trazendo um ar de origem polar, desta forma a chuva vai embora, mas vem o frio.

Chuva volumosa no Sul e alagamentos em Santa Catarina

A chuva veio com forte intensidade e durou vários dias pela Região Sul do Brasil. Essa condição favoreceu o aumento do volume de água em rios e reservatórios, e acabou provocando alagamentos e extravasamentos. No município de Santo Cristo, em Santa Catarina, um ônibus foi arrastado pela água no Rio Amandaú. O motorista, o cobrador e uma passageira passaram 4 horas de tensão na última terça-feira (30), mas foram resgatados.

O volume de chuva acumulado em diversas cidades chegaram a superar os 400mm em algumas áreas do oeste da Região Sul.Os tons em verde indicam chuva com até 500mm acumulado no mês.

A chuva volumosa observada foi superior à média climatológica para o mês de setembro em diversas áreas. No mapa de anomalia, os tons em azul indicam chuva com até 200mm acima da média normal para o mês. Áreas como o Vale do Itajaí em Santa Catarina, sul do Paraná e litoral sul do Rio Grande do Sul ainda tiveram chuva abaixo da média.

Chuva vai embora e o frio chega

As áreas de instabilidade perdem intensidade e a chuva enfraquece ao longo dos próximos dias. Somente as áreas do Vale do Itajaí e leste do Paraná ainda tem o risco de chuva fraca até a sexta-feira. O ar seco já começa a predominar na maior parte da região e prejudica a formação de nebulosidade. Os ventos de sul trazer o ar de origem polar e a temperatura fica baixa até o fim da semana.