Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio de Janeiro se aproxima dos 40°C

04/11/2014 às 11:17
por César Soares

Atualizado às 14h34 de 04/11/2014

O aeroporto de Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro registrou ao longo da tarde da terça-feira (04) 38°C, na segunda-feira (03) no mesmo horário os registros eram de 33°C. A umidade relativa do ar caiu bastante e chegou na faixa de atenção com índices de 27%.

Apesar da presença de algumas nuvens na cidade do Rio de Janeiro, o tempo ainda segue firme e sem chuva. O sol aparece a faz a temperatura subir. O internauta Helio C. Vital fotografou o Morro Dois Irmãos na Cidade do Rio. É possível ver que poucas nuvens conseguem se desenvolver, uma vez que não há vento e umidade o suficiente para a formação de grandes nuvens.

Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver a nebulosidade perdendo força, os tons me marrom indicam áreas com poucas nuvens que favorecem a entrada dos raios solares que faz a temperatura subir.

No aeroporto Santos Dumont a temperatura era de 29°C às 10h da terça-feira (04), ou seja, 4°C acima da temperatura registrada no mesmo horário na segunda-feira (03) quanto o termômetro do aeroporto marcava 25°C.

A chuva que se espalha pelo Sudeste também vai chegar ao Rio de Janeiro. Já na noite de terça-feira há o risco de pancadas de chuva na região do Grande Rio. Como a atmosfera estará muito aquecida, a chegada de umidade pode favorecer a formação de grandes nuvens. Há o risco de chuva forte acompanhada de raios e não está descartada a ocorrência de ventania.

Mais chuva para os próximos dias

A chegada da frente fria e o posicionamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro vai provocar o aumento de nebulosidade e pancadas de chuva de forma abrangente. São esperados acumulados mais elevados de chuva e há o risco de temporais. A condição de chuva se mantém até a quinta-feira (06), mas as chances de chuva ao longo do dia diminuem na sexta-feira (07) quando há o risco de chuva rápida entre a tarde e a noite. Atenção para o sábado (08) quando a chegada de uma nova frente fria vai provocar chuva com grande volume, aumentando os riscos de alagamentos e extravasamentos de rios.

O meteorologista comentou a previsão de chuva para os próximos 15 dias em todo o Brasil no Climatempo News. Confira!