Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio Grande do Sul vai congelar

12/06/2015 às 00:30
por Josélia Pegorim

Sol e muito frio para os gaúchos

Depois de quatro dias de muita chuva, o sol reapareceu no sul do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Entre a tarde do domingo, 7 de junho, e a noite de quarta-feira, 10, as áreas de instabilidade ficaram totalmente bloqueadas sobre o sul do Rio Grande do Sul. Choveu muito na região da Campanha Gaúcha e no sul do Rio Grande do Sul neste período e a chuva acumulada superou os 100 mm. Em Bagé choveu quase 135 mm, segundo do Instituto Nacional de Meteorologia.

O sol veio junto com o ar polar que não deixou a temperatura subir. Por volta das 20 horas de quinta-feira, a temperatura estava abaixo dos 10°C no sul do Rio Grande do Sul.

Duas massas de ar frio

O ar polar avança sobre o Rio Grande do Sul e vai afastando as nuvens carregadas. O centro desta nova massa polar, que é a região de frio mais intenso, vai passar sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Os gaúchos devem se preparar para mais de uma semana de muito frio. Além do ar polar que está entrando agora, outra massa de ar frio polar vai entrar com mais força na segunda-feira.

Os mapas mostram a estimativa da temperatura mínima sobre o Sul do Brasil de 12 a 17 de junho de 2015. Quanto mais escuro o roxo ou azul mais escuro, mais intenso é o frio. O tom de azul mais escuro que aparece várias vezes no sul do Rio Grande do Sul indica temperatura de 0°C ou menor.

 

 

Que frio é esse que vem por aí?

Até a manhã do dia 17 de junho, o Rio Grande do Sul deve experimentar as madrugadas mais geladas de 2015 até agora. É possível que a temperatura fique abaixo de zero, ou muito próxima deste valor, em muitas regiões do interior do Estado. A geada poderá será moderada a forte em algumas regiões.

Os mapas mostram os dias e as regiões com maior risco de geada.

 

Recorde de frio em Porto Alegre

Esta sexta-feira ainda será muito úmida na Grande Porto Alegre, mas sem a chuva que persistiu até com começo da tarde desta quinta-feira. Porém, a presença do ar polar, de ventos moderados e do excesso de nuvens dificultando a entrada do sol, vai inibir a elevação da temperatura. A tarde de sexta-feira, 12 de junho, poderá ser a mais fria do ano em Porto Alegre até agora. O ar polar entra mais forte na semana que vem e a capital gaúcha poderá bater o recorde de menor temperatura de 2015.

Confira a previsão da temperatura para a Porto Alegre

Segundo do Instituto Nacional de Meteorologia, madrugada mais fria em Porto Alegre este ano foi a do dia 5 de maio, quando a temperatura mínima foi de 8,5°C. A tarde mais fria foi a do dia 1 de junho que teve a menor temperatura máxima, 17,1°C.

 

El Niño já atua sobre o Sul e aumenta a chuva