Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Salvador terá mais uma semana de muita chuva

18/05/2015 às 09:48
por César Soares

Atualizado em 18/05/2015 às 10h52

A chuva continua sobre o Recôncavo Baiano. Grandes volumes já foram acumulados ao longo da última semana e esta já começa com a presença de chuva, que pode provocar mais alagamentos e deslizamentos de terra.

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de grandes áreas de instabilidade avançando do oceano em direção a Salvador. Os tons em laranja representam grandes nuvens que são capazes de provocar temporais.

Desde o início de maio já choveu bastante em Salvador. Segundo informações da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia até o domingo (17) já choveu um total de 458mm, o que representa 41% acima da média climatológica para o mês que é de aproximadamente 325mm.

O Recôncavo Baiano ainda está na área da borda da alta pressão atmosférica que está no Atlântico Sul, as correntes de vento sopram do oceano em direção ao continente e ainda incentivam a presença de grandes nuvens carregadas.

Até a manhã da segunda-feira (18) a defesa civil informou um total de 71 ocorrências, das quais 24 são referentes a deslizamentos de terra.

Semana chuvosa em Salvador

A circulação de umidade ainda vai favorecer uma semana chuvosa em Salvador. São esperados grandes volumes acumulados que podem acarretar em mais alagamentos e deslizamentos de terra.

O ar continua abafado o que favorece a formação de mais nuvens carregadas e há o risco de temporais principalmente entre a tarde e a noite.