Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

SP entra no verão com chuva e temperatura amena

19/12/2013 às 21:22
por Josélia Pegorim

 A última semana da primavera está sendo marcada por temperaturas amenas em São Paulo, com valores máximos de 25°C a 27°C desde a segunda-feira. É pouco calor para esta época, quando se tem o maior número de horas de sol no ano, pois estamos já poucos dias do solstício do verão. O dia do início do verão é denominado solstício. O verão vai começar oficialmente no sábado, 21 de dezembro, às 15h11 pelo horário de Brasília.

A capital paulista tem tido pouca chuva, mas vai entrar no verão com tempo mais instável. Porém, o calor vai ficar para depois. A temperatura segue amena. Áreas de instabilidade se intensificam sobre toda a Região Sudeste, o que vai facilitar a formação de mais nuvens e ocorrência de chuva também sobre a região da Grande São Paulo. Pelo menos até o ">Natal, a tendência é de dias com muitas nuvens, pouco sol, chuva a qualquer hora e pouco calor. Pode chover forte.

Dezembro com pouca chuva

A chuva é bem vinda. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado em 19 dias está em 33 mm, valor muito abaixo da média histórica que fica em torno dos 200 mm. Apesar da falta de calor nos últimos os dias, dezembro ainda apresenta tendência de temperaturas acima da média.