Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

São Paulo mais seca e mais poluída

08/06/2015 às 20:40
por Josélia Pegorim

O vento parou, a chuva sumiu e o ar secou. São Paulo ficou ensolarada e mais poluída. O boletim da Cetesb do fim da tarde desta segunda-feira apontou um piora geral da qualidade do ar na Grande São Paulo.

 

Só na capital, das 16 estações medidoras espalhadas pela cidade, 7 chegaram ao fim da tarde com qualidade do ar moderada e 9 com boa qualidade. Embora nenhuma estação tenha apresentado qualidade do ar ruim, o motivo da piora é o mais preocupante. Das 7 estações que foram avaliadas com qualidade do ar moderada, 5 tiveram aumento da concentração de MP2.5. Este poluente é chamado de material particulado fino, ou partículas inaláveis finas. Este poluente é como se fosse uma poeira, que por ser muito fina, penetra mais facilmente pelas vias respiratórias e atinge os alvéolos. Quando isto acontece, os problemas respiratórios pioram.

 

Sua rinite já atacou de novo?

 

 

 

Vai ficar pior

Se você mora na Grande São Paulo e sofre com rinites e outras alergias, prepare-se para uma semana com aumento dos incômodos causados pelo agravamento destas doenças.

O ar da Grande São Paulo vai ficar ainda mais poluído até o fim da semana porque não há expectativa de chuva e nem de ventos que possam ajudar a dispersar a poluição.

Segundo a Cetesb, as condições meteorológicas nesta terça-feira serão desfavoráveis para a dispersão de todos os tipos de poluentes.

Uma frente fria vai passar pelo litoral paulista na sexta-feira, mas muito fraca.

 

Confira como será a mudança no tempo

 

Quando a volta a chover no Sudeste?

 

Por que a qualidade do ar piorou?

Chuva e ventos, que não precisam ser fortes, mas apenas frequentes, são os “faxineiros” da atmosfera. São eles que provocam a mistura do ar e fazem a limpeza da atmosfera. Entenda por que a qualidade do ar piorou.

 

Confira a previsão de chuva para o Brasil para 15 dias