Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

São Paulo muito quente!

10/10/2014 às 10:53
por César Soares

Atualizado em 10/10/2014 às 15h15

São Paulo está muito quente na tarde de sexta-feira (10). Os registros de temperatura do aeroporto de Congonhas chegaram aos 34°C às 14h. Já é a maior desde 10 de fevereiro deste ano quando a temperatura chegou aos 34,7°C. O recorde oficial de maior temperatura de 2014 é de 07 de fevereiro quanto o Mirante de Santana registrou 36,4°C.

E a semana termina com muito mais sol, calor e ar seco na Grande São Paulo. A presença do bloqueio atmosférico garante o tempo firme, com poucas nuvens no céu como pode ser visto pela imagem tirada na manhã desta sexta-feira (10) pelo meteorologista César Soares.

A imagem do satélite meteorológico mostra a presença de uma massa de ar muito seca que impede a formação de nebulosidade. Os tons puxados para o verde mostram um ar um pouco mais úmido e os tons em marrom indicam a chegada de um ar mais seco.

A tarde de quinta-feira (09) foi marcada pelo ar seco, os índices de umidade relativa do ar chegaram aos 20% na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana (Zona Norte). A última vez que os valores de umidade chegaram a tais níveis foi em 3 de agosto, ou seja, igualamos novamente a tarde mais seca do ano.

Com o predomínio do ar seco, a qualidade do ar tende a cair. Diversas áreas da Região Metropolitana de São Paulo registra qualidade do ar moderada já pela manhã da sexta-feira (10).

Mais ar seco para São Paulo no fim de semana

O fim de semana também será marcado pelo sol e pelo calor. Apesar do sábado (11) ter algumas nuvens no céu paulistano, não há previsão de chuva e o calor continua. A chegada de umidade melhora um pouco a qualidade do ar na Grande SP e no litoral sul. O ar seco volta a ganhar força, faz calor e a umidade volta a cair.

A chuva só deve voltar à capital na segunda-feira e em forma de rápidas pancadas entre a tarde e a noite. Não são esperados grandes volumes, mas a chuva pode vir com forte intensidade.