Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

São Paulo rumo ao recorde calor de 2013

11/11/2013 às 09:03
por Josélia Pegorim

São Paulo esquentou muito no fim de semana, como vinha sendo previsto. A temperatura na tarde do domingo chegou aos 32,3°C  no Mirante de Santana, pela medição convencional do Instituto Nacional de Meteorologia. As medidas de chuva, de temperatura e de outros parâmetros meteorológicos neste local da cidade são feitos regulamente desde 1943 e é a referência para o clima da capital paulista.  A maior temperatura de 2013 no Mirante de Santana foi de 34°C, em 18 de fevereiro.  Mas o calor aumenta nesta segunda-feira e pode até bater recorde. São Paulo está em pré-frontal e nesta situação é comum a ocorrência de um maior aquecimento do ar. As condições são muito favoráveis a um novo recorde de calor. O sol fica forte no decorrer do dia, a previsão de alguma chuva é só para a noite e o vento sopra quente sobre a cidade. 

No decorrer desta segunda-feira vamos atualizar o gráfico e acompanhar a elevação da temperatura rumo ao recorde de calor de 2013.

 Qualquer décimo acima de 34°C já será recorde. Então, se a temperatura alcançar 34,1°C teremos recorde. Se der 33,9°C, na prática é 34°C, mas não será recorde. Nosso corpo não sente diferenças tão pequenas de temperatura, mas na matemática básica não tem como enganar: 33,9°C é um décimo menor do que 34°C e 34,1°C é um décimo maior do que 34°C. A medição da estação automática do Mirante será apenas uma referência. O valor oficial do recorde será conhecido apenas após as 16h quando for feita a leitura da estação convencional.