Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

São Paulo tem segunda madrugada mais fria do ano

02/03/2015 às 09:31
por César Soares

Atualizado às 11h08 de 02/03/2015

Frio na capital paulista

A madrugada desta segunda-feira, 2 de março, foi a segunda mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo.  Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima no Mirante de Santana foi de 17,2°C. O recorde atual do frio para 2015 na capital paulista é de 17,1°C, em 8 de fevereiro.

O "friozinho" da madrugada e amanhecer desta segunda-feira virou comentário geral na Grande São Paulo. Muita gente saiu de casa com um agasalho leve. A queda acentuada da temperatura foi provocada pela presença de uma massa polar moderada que atua na costa do Sudeste do Brasil.

No interior, o Inmet registrou 8,2°C em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira e foi a temperatura mais baixa no Brasil nesta segunda-feira.

Ar polar

Essa massa polar veio com a passagem de uma frente fria  no fim de semana, que também trouxe chuva para algumas áreas  da capital e da Grande São Paulo, além da chuva o "refresco" das temperaturas. No aeroporto de Congonhas, a segunda-feira (02) começou com temperatura mínima de 18°C às 4h da manhã. A temperatura registrada no aeroporto só foi subir em 1°C depois das 8h da manhã.

As imagens do satélite meteorológico mostraram a presença de nuvens em toda a Grande São Paulo na madrugada e começo da manhã, mas essa nebulosidade não era grande o suficiente para provocar chuva.  A temperatura sobe longo do dia e a tarde será quente.

Diferente do sábado a segunda-feira será marcada pela ausência da chuva na Grande São Paulo. A circulação de vento nos níveis médios atmosféricos, 500hPa (aproximadamente 6 km de altura com relação à superfície), impede o crescimento de nuvens carregadas ao longo do dia.

O sol vai aparecer e a temperatura sobe ao longo da tarde, mas por conta da presença de um pouco de ar polar, a sensação de abafamento não será grande como na semana passada, quando as temperaturas máximas passavam dos 30°C.

  Semana de pouca chuva em São Paulo

Com o ar seco descendo dos níveis médios atmosféricos para os níveis superficiais, a tendência é de um início de semana com pouca chuva na região da cidade de São Paulo. As temperaturas na madrugada seguem amenas. O sol vai brilhar forte e a temperatura vai subir, mas as pancadas de chuva de final de tarde só vão devem retornar a partir da quinta-feira (05). A semana que começou seca poderá terminar em temporais.

Chuva de fevereiro deu apenas pequeno alívio na crise energética Já fotografou o tempo hoje?