Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Semana começa com tempo firme em São Paulo

09/11/2014 às 15:35
por Michele Fernandes

A última semana foi marcada por temporais em diversas áreas do Estado de São Paulo. Na sexta-feira (07), o rápido aquecimento, a umidade elevada e instabilidades vindas do interior do continente, associadas a uma baixa pressão atmosférica, favoreceram a formação de nuvens mais carregadas ao longo do dia, e partir da tarde choveu com forte intensidade em vários municípios paulistas, inclusive na Capital.

A cidade de São Paulo terminou o dia: com 24 pontos de alagamentos intransitáveis, segundo informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências); o desabamento de um muro na região do Brás; duas quedas de árvores, na Aclimação; e infelizmente, 3 óbitos causadas por descargas elétricas na Zona Leste da cidade.

Em Araçatuba, São José do Rio Preto e Monte Aprazível, no noroeste paulista, além da chuva forte, a velocidade dos ventos chegou a 80.0 km/h.

Mas como fica o tempo para esta semana em São Paulo? Será que são esperados novos temporais para esta semana?

Até a terça-feira, todo o Estado fica sob a influência de um ar mais quente e seco, que dificulta a formação de nuvens e mantém o tempo firme. Apenas no litoral paulista, a infiltração marítima provoca um aumento de nebulosidade ao longo do dia, mas nada que possa esconder completamente o sol ou provocar chuvas na região. Na quarta-feira, a umidade volta a aumentar no interior de São Paulo, nuvens mais carregadas se formam ao longo do dia e partir da tarde voltam a ocorrer pancadas isoladas de chuva no centro-norte e oeste paulista. Na faixa leste - exceto na Serra da Mantiqueira - o tempo permanece firme. Na quinta-feira e sexta-feira, grandes áreas de instabilidade associadas a dois sistemas de baixa pressão atmosférica, à convergência de umidade, e à ondulações (cavados) em altos níveis atmosféricos provocam o retorno das chuvas ao Estado de São Paulo. Há risco, inclusive, para temporais.

O mapa a seguir ilustra o volume de chuva para os próximos cinco dias na região Sudeste do país.

É possível verificar que, de maneira geral, os acumulados variam entre 30 e 50 mm no Estado, com picos que podem passar dos 70 mm no norte paulista. Apenas o sul e o oeste de São Paulo apresentam acumulados de chuva inferiores a 10 mm,