Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Semana terá mais chuva sobre o Cantareira

26/01/2015 às 11:32
por César Soares

O Sistema Cantareira se encontra em uma situação delicada desde o final do ano de 2013. Quedas sucessivas devido os poucos volumes de chuva prejudicam muito o reservatório que em outros momentos era a principal fonte de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver a chegada de nuvens carregadas sobre o Estado de São Paulo que provocaram chuva entre a noite de domingo (25) e a madrugada de segunda-feira (16).

Choveu também sobre os três principais reservatórios quer abastecem a cidade de São Paulo. No Cantareira choveu 17,1mm, no Alto do Tietê choveu 7,1mm e no Guarapiranga 33,6mm entre a tarde do domingo e a manhã da segunda-feira.

O único que sofreu queda mesmo com a presença de chuva foi o reservatório do Alto do Tietê. O sistema Cantareira se manteve estável e o Guarapiranga registrou uma elevação de 2,6% no seu volume disponível para abastecimento.

Mais chuva ao longo da semana sobre os mananciais

Os modelos de previsão do tempo indicam que o fluxo de umidade no interior e do litoral ainda vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva sobre as áreas de captação dos mananciais. A semana será marcada pela presença de umidade, e até a quinta-feira (29) as pancadas vão se concentrar entre a tarde e a noite principalmente.

Na sexta-feira (30) a passagem de uma frente fria vai organizar mais instabilidades e trazer mais chuva sobre os reservatórios, principalmente sobre o Guarapiranga. As áreas de captação do Sistema Cantareira também terão a presença de chuva o que pode acarretar em modestas elevações ou estabilizações, mas ainda há o risco de novas quedas.