Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul do Brasil tem ventos de quase 90 km/h

05/09/2014 às 00:33
por Valdir Herrmann

Atualizado em 05/09/2014 às 15h20

Um sistema de baixa pressão atmosférica se organizou entre o norte da Argentina, sul do Paraguai e o oeste da Região Sul do Brasil. Essa condição organizou uma grande massa de nuvens que provocou chuva volumosa em diversas áreas. Segundo informações da estação automático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre às 6 e às 8 horas da manhã de sexta-feira (05) choveu 63,8mm. O aeroporto de Uruguaiana registrou trovoadas por volta das 8 da manhã.

Ao longo da tarde de sexta-feira, as rajadas de vento se intensificaram sobre o oeste do Rio Grande do Sul. Em Quaraí o vento chegou aos 86 km/h, em Uruguaiana as rajadas alcançaram os 80 km/h.

Na imagem de satélite, as áreas em laranja representam nuvens com grande profundidade vertical, ou seja, nuvens que são capazes de gerar grandes temporais com volumes elevados de chuva.

 

Ao longo da sexta-feira, as áreas de instabilidade se espalham sobre o Estado do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, provocando pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte. A persistência da chuva gera volumes acumulados acima dos 50 mm  em algumas áreas, o que pode provocar alagamentos.

Mais chuva para o Sul

O céu carregado de nuvens e a chuva não dará trégua ao Rio Grande do Sul e as demais áreas da Região Sul do país durante o sábado (06) e o domingo (07). Um ciclone extratropical vai se posicionar no Atlântico Sul e organizar uma frente fria. As pancadas de chuva podem vir novamente com forte intensidade principalmente entre o fim da tarde e a noite. No domingo as áreas de instabilidade se deslocam e a chuva ficará mais concentrada entre Santa Catarina e o Paraná.