Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grande SP tem mais chuva até a noite

13/02/2015 às 09:33
por César Soares

Atualizado em 13/02/2015 às 163h15

Uma linha de instabilidade avançou do interior de São Paulo em direção à faixa leste do Estado  trazendo nuvens carregadas para a Grande São Paulo. Os radares meteorológicos Climatempo-USP começaram a detectar chuva em áreas da Grande SP no fim da manhã e no começo da tarde já chovia forte. As áreas de instabilidade continuam se espalhando sobre a Grande São Paulo no decorrer da tarde. Há risco de temporais e alagamentos até a noite.

Até 16 horas, a chuva mais intensa havia ocorrido sobre a zona leste da capital. O Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo (SAISP) e o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE) registram 58,0 mm entre 15h e 16h sobre Itaquera, na região do córrego Jacu, na zona leste. Esta quantidade de chuva é muito elevada para um período de tempo de apenas 1 hora e pode causar alagamentos

Por volta das 16h, os radares Climatempo-USP detectavam chuva moderada a forte em vários locais entre o Grande ABC, a zona leste da capital, Guaruhos e Mogi das Cruzes.

Por volta das 14h, a chuva forte se espalhava pelo sul da capital e Grande ABC,  sobre Mogi das Cruzes e em também entre Cajamar e Barueri.

Fortes áreas de instabilidade se formaram sobre o interior de São Paulo e provocam temporais na manhã da sexta-feira (13), anunciando a aproximação de uma frente fria que vem do Sul do país.

Segundo as imagens dos radares meteorológicos operados pelo IPMET/UNESP choveu com intensidade entre moderada e forte pela manhã em cidades do centro-oeste e norte paulista.

Os volumes acumulados de chuva também refletem os temporais. Segundo informações das estações meteorológicas do INMET, choveu 40,6mm sobre Lins em apenas uma hora, entre 7h e 8h. As imagens do satélite meteorológico da manhã de sexta-feira mostraram também o avanço das nuvens carregadas para o interior de São Paulo. Os tons em azul e branco já representam grandes nuvens, em vermelho nuvens ainda maiores que são capazes de provocar chuva forte.

Fim de semana de folia e mais chuva

A presença de uma frente fria próxima ao litoral de São Paulo vai trazer mais instabilidades sobre o Estado de São Paulo e há previsão de chuva a qualquer momento tanto no sábado (14) quanto no domingo (15). A chuva pode ocorrer com forte intensidade e há o risco de temporais até mesmo em cidades nas quais as festas de Carnaval são famosas, como por exemplo, São Luis do Paraitinga.

Por conta da grande quantidade de nuvens no céu a temperatura tende a cair um pouco, mas ainda faz calor e a sensação é de abafamento.

Atenção: mar agitado e risco de raios