Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sol e calor no Rio de Janeiro

15/09/2014 às 14:19
por César Soares

O ar seco ainda predomina sobre o centro-norte do Sudeste e garante tempo firme e calor sobre o Estado do Rio de Janeiro na segunda-feira (15). A temperatura sobe rápido com o predomínio do sol e a umidade relativa do ar tende a cair por conta do ar mais seco que tende a descer das camadas superiores da atmosfera em direção à superfície (fenômeno conhecido em meteorologia por subsidência de ar).

Na imagem do satélite meteorológico, os tons de marrom significa que não há a presença de nebulosidade. Em condições como esta a concentração de vapor d' água no ar é muito pequena.

O tempo muda na terça-feira (16)

No entanto, o calorão e ar mais seco já tem data para se afastar do Rio de Janeiro. Na terça-feira começam as instabilidades pré-frontais, que já indicam a chegada de uma frente fria. O dia vai começar ainda com predomínio de sol e um ar abafado, isso vai favorecer a formação de nuvens carregadas que vão provocar pancadas de chuva principalmente entre o final da tarde e a noite. Como há um forte contraste entre a massa de ar mais quente que está na região e o ar mais frio e úmido que virá com a frente fria, há o risco de grandes nuvens se desenvolverem e provocarem temporais.

Previsão de mar agitado

A presença do ciclone extratropical irá organizar o vento que por sua vez vai perturbar o mar de uma forma bastante efetiva sobre a costa do Rio de Janeiro. Há previsão de agitação do mar e de forma mais localizada pode ocorrer ressaca com on das que alcançam os 2,5 metros de altura.