Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sol, neblina e chuva no Sul

17/07/2015 às 23:31
por Josélia Pegorim

As áreas de instabilidade finalmente saíram do Sul do Brasil e a semana que foi extremamente chuvosa terminou em sol e até em noite estrelada na sexta-feira, 17, em muitas áreas da Região.

A sequência de imagens de satélite mostra o deslocamento das nuvens carregadas no decorrer da sexta-feira. Elas passam sobre o Sul e vão para o mar acompanhando o deslocamento do centro de baixa pressão. A queda da pressão do ar nesta sexta-feira forçou um novo aumento da chuva.

 

 

Fim de semana começa com sol

O sol reaparece no fim de semana nos três estados do Sul, mas principalmente sobre o Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os períodos com sol devem se concentrar neste sábado. No entanto, muitas áreas em todos os estados poderão ficar nubladas no começo da manhã deste sábado por causa do nevoeiro. Depois de uma semana de chuva, o ar ficou saturado de umidade. O ar muito úmido é condição ideal para a formação da neblina.

 

Enchente

Mesmo com a volta do sol e a diminuição da chuva, o risco de enchente no Sul continua. O processo de cheia, com o aumento do acúmulo de água para dentro dos rios continua ocorrendo mesmo sem a chuva. A quantidade de chuva que caiu sobre o Sul do Brasil na primeira quinzena de julho foi pelo menos o dobro do que normalmente chove durante todo o mês. Os solos estão encharcados e o excesso de água ainda está escoando para os rios. A situação é de alerta pra enchentes e deslizamentos.

 

Como explicar a chuva de julho de 2015 no Sul do Brasil?

 

Nova frente fria, mais chuva

Apesar da previsão de sol, a chuva não acabou completamente e ainda será motivo para mais transtornos para a população da Região Sul nos próximos dias.

Uma nova área de baixa pressão já começa a se formar neste sábado entre o norte da Argentina, o Paraguai e a Bolívia. Nuvens carregadas voltam a crescer e trazem mais pancadas de chuva. No domingo, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e vai ficar quase parada sobre o Estado até a terça-feira, 21 de julho. Até lá, a chuva será volumosa, inclusive sobre a Grande Porto Alegre.

Confira a previsão para a Região Sul.

 

 

 

Forte queda da atividade solar poderá resfriar muito a Terra?

 

Apucarana (PR) sol depois da chuva forte, por Silvia em 17-7-2015