Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul do Brasil em alerta para tempestades

13/07/2015 às 20:00
por Josélia Pegorim

 Grandes de fortes áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e espalham nuvens muito carregadas sobre os três estados. Os temporais desta segunda-feira começaram pelo Rio Grande do Sul, mas no fim da tarde já se espalhavam sobre Santa Catarina e também sobre o Paraná.

 

Porto Alegre (RS): visão em direção a Canoas, Esteio,Novo Hamburgo e Sapiranga às 13h40 de 13-7-2015, por Jacques

 

A situação é de alerta total nos três estados para tempestades nas próximas 48 horas. Além da chuva forte e volumosa, a população deve ficar muito atenta com a grande quantidade de raios e com a ventania. As rajadas de vento podem ser muito fortes e alcançar velocidades em torno de 100 km/h. Há risco de também de tempestade com granizo.

 

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para os próximos cinco dias no Sul. Os tons de verde indicam mais de 100 mm acumulados no período e o verde escuro representa pelo menos 200 mm de chuva.

 

Rio Grande do Sul ainda terá muita chuva

A chuvarada deste início de semana sobre o Rio Grande do Sul marca o início de um período de 7 a 10 dias no qual o estado receberá muita chuva. A partir de quarta-feira, a chuva para no centro-sul do Estado e até sexta-feira, o tempo fica seco em quase todas as regiões gaúchas. Porém, a chuva retorna no fim de semana. Duas frentes frias devem passar sobre o Estado entre os dias 19 e 22 de julho e suas áreas de chuva vão ficar bloqueadas sobre o Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná não devem sofrer com a chuva destas frentes frias.

O mapa ilustra esta situação. As manchas coloridas indicam a chuva estimada e ficam concentradas sobre o Rio Grande do Sul.

 

 

Imagem do radar meteorológico do Morro da Igreja, operado pela Aeronáutica mostra áreas de chuva muito intensa, com potencial para granizo e ventania (tons de rosa) passando etre a região de Turvo e Varanópolis às 19h30

 

 

 

Brasil também é terra de tornados

 

Caxias do Sul (RS) 13-7-2015 por Marcos Luiz Rockenbach