Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul terá mais chuva até o fim de maio

18/05/2015 às 16:42
por César Soares

Diversas áreas do Brasil já estão com grandes acumulados de chuva desde o início do mês de maio. O Recôncavo Baiano teve a formação de grandes nuvens organizadas pela presença de frentes frias que trouxeram muita chuva, mas outras áreas do Brasil também tiveram a presença de um ar bastante úmido que também favoreceu a ocorrência de chuva.

No mapa de anomalia de chuva é possível ver nas áreas em azul chuva acima da média climatológica, os tons em laranja indicam chuva abaixo da média.

As áreas do Sul do Brasil estão com chuva abaixo da média climatológica, mas a tendência de precipitação para os próximos 15 dias mostra o retorno da chuva para esta área, assim como no centro-sul de Mato Grosso do Sul e o centro-oeste de São Paulo. A chuva do fim de maio se deve a passagem de uma forte frente fria que traz além dos acumulados de água, um pouco de ar polar e provoca queda da temperatura.

Confira a tendência de chuva para os próximos dias em todo o Brasil com o meteorologista César Soares no Climatempo News!