Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Dia de chuva em São Paulo

21/01/2015 às 10:31
por César Soares

Atualizado às 9h10 de 22/01/2015

A quinta-feira começa com chuva fraca em áreas da Zona Leste, Centro e Oeste da capital paulista. A chuva vem fraca e também em forma de garoa em algumas áreas.

O calorão diminuiu em São Paulo, com o avanço de uma frente fria pelo litoral paulista que organiza instabilidades e aumentam  quantidade de nuvens, impedindo que o sol aqueça tanto o ar. Segundo informações do aeroporto de Congonhas, às 10h a temperatura era de 26°C. Na terça-feira (20) a temperatura no mesmo horário era de 29°C. Uma diferença de 3°C entre as temperaturas registradas no mesmo horário só que em dias diferentes.

A previsão para esta quinta, 22, é que a temperatura máxima fique em torno dos 26,0°C.  A última vez que a temperatura baixou de 30,0°C no Mirante de Santana foi em 5 de janeiro quando a máxima foi de 28,3°C. A última vez que a máxima ficou igual ou abaixo de 26,0°C foi em 24 de dezembro de 2014 quando fez 21,7°C. A última frente fria que passou pela cidade e que realmente baixou a temperatura foi no Natal. No dia 21 de dezembro, a máxima ficou em 30,1°C e no dia 22 baixou para 21,7°C.

O gráfico mostra a temperatura às 21 horas e a temperatura máxima na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, entre os dias 7 e 21 de janeiro de 2015. A menor temperatura às 21 horas foi de 20°C, no dia 7°C. Às 21 horas de 21 de janeiro a temperatura era de 23°C, o que não ocorria desde 8 de janeiro.

   

As grandes áreas de instabilidade provocaram temporais especialmente sobre o interior paulista, onde as rajadas de vento chegaram aos 98 km/h em Avaré durante a noite de terça-feira, segundo informações da estação automática do INMET.

O meteorologista César Soares fotografou o céu da cidade de São Paulo durante a manhã de quarta-feira.

É possível ver na fotografia o predomínio de nuvens baixas do tipo Stratus e Stratocumulus, com a formação de nuvens baixas aumentam os riscos de pancadas de chuva. O calor ainda predominou na maior do dia, mas ventos de origem polar entraram moderados durante a noite e refrescaram o ar. O gráfico mostra a temperatura às 21 horas e a temperatura máxima na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, entre os dias 7 e 21 de janeiro de 2015. A menor temperatura às 21 horas foi de 20°C, no dia 7°C. Às 21 horas de 21 de janeiro a temperatura era de 23°C, o que não ocorria desde 8 de janeiro.

Tanto a presença da frente fria quanto o posicionamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo auxiliam na convergência de bastante umidade para a Região Metropolitana.

Próximos dias ainda com tempo instável em São Paulo

A frente fria se afasta da costa de São Paulo nos próximos dias, mas a baixa pressão atmosférica persiste e ainda vai favorecer a formação de nuvens carregadas sobre toda a Região Metropolitana.

A partir de sexta-feira (23) as instabilidades perdem força e a tendência é de enfraquecimento das pancadas de chuva. No domingo (25) o sol já aparece forte e as pancadas de chuva novamente se concentram entre a tarde e a noite.