Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais na Região Norte do Brasil

28/03/2014 às 03:28
por César Soares

Uma grande massa de nuvens carregadas se formou na Região Norte do Brasil e vem provocando temporais sobre diversas cidades. Os volumes de chuva são bastante elevados o que acarreta em uma manutenção da cheia e extravasamento do Rio Madeira. O sul do Rondônia e áreas próximas de Manaus foram os setores mais atingidos pela chuva.

Satelite_GOES13 O satélite mostra o desenvolvimento de nuvens bastante carregadas nos círculos pretos. Tais áreas foram responsáveis por gerar grandes volumes acumulados nas últimas 24 horas.

Para se ter uma ideia da dimensão desta chuva, o Município de Cametá, no norte do Pará, registrou 21% do total da média climatológica para um mês de Março normal. Ao longo do final da noite de quinta-feira (27) e da madrugada de sexta-feira (28), o Aeroporto Internacional "Eduardo Gomes" em Manaus reportou por diversos horários chuva forte acompanhada de trovoadas.

A chuva não dará trégua para a Região Norte do Brasil nos próximos dias, o predomínio do ar quente e úmido vai favorecer a formação de grandes nuvens carregadas. Os volumes acumulados podem ser elevados e as pancadas de chuva podem vir em forma de novos temporais.