Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Centro-Oeste tam mais chuva

26/02/2015 às 15:30
por César Soares

Muitas instabilidades se espalham pelo Centro-Oeste do país e provocam temporais. Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu um total de 20,6mm em apenas uma hora na cidade de Comodoro-MT. As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço de tais nuvens carregadas chegando no Norte do Brasil e avançando principalmente sobre o Estado de Mato Grosso nos tons em vermelho que indicam a formação de grandes nuvens que podem provocar temporais.

As correntes de vento nos níveis baixos da atmosfera, aproximadamente 700hPa que estão a 2 km de altura com relação a superfície, indicam um forte transporte de umidade vinda das regiões tropicais para áreas do Centro-Oeste e favorecendo a formação dessas nuvens carregadas.

A semana ainda será marcada por mais chuva na Região. A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai vai auxiliar a organização de mais instabilidades sobre o Centro-Oeste. Há o risco de temporais entre a tarde e a noite. Na sexta-feira (27) o céu ficará com muita nuvens e pode chover a qualquer momento em Mato Grosso. Essa condição será vista também no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e no oeste de Mato Grosso do Sul a partir do sábado.