Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais no Rio Grande do Sul

01/08/2014 às 10:36
por César Soares

Áreas de instabilidade se aproximaram do Rio Grande do Sul na sexta-feira (01) e provocaram fortes pancadas de chuva principalmente sobre o  centro-sul. A nebulosidade ganhou força por conta das temperaturas um pouco mais elevadas que persistiam sobre a Região Sul.

O satélite meteorológico mostra a evolução das áreas de nebulosidade mais densas que são organizadas pela presença de uma frente fria no oceano.

 

Nas imagens do radar meteorológico, as áreas em vermelho indicam chuva forte, as em amarelo chuva moderada e por fim as verdes e azuladas mostram chuva fraca.

 

A chuva veio acompanhada de rajadas de vento de até 40km/h segundo informações da estação meteorológica do INMET no Canguçu.

Informações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mostram a presença de chuva moderada e rajadas de até 75 km/h.

No sábado (02) a chuva enfraquece e ocorrem com menos frequência ao longo do dia. O sol consegue aparecer mesmo que acompanhado de muitas nuvens. No extremo oeste gaúcho, o sol já aparece com força. No domingo (03) uma nova frente fria se desloca pelo oceano e vai organizar instabilidade por todo o centro-sul do Rio Grande do Sul. Há previsão de temporais que podem ocorrem ao longo de todo o dia. O ar seco só retorna ao Estado gaúcho na próxima terça-feira (05), quando não há mais previsão de chuva.

SP: vida sem água