Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul tem mais chuva

03/02/2015 às 14:50
por César Soares

Atualizado às 23h de 3/2/2015

Nuvens bastante carregadas voltam a crescer sobre o Sul do Brasil trazendo mais chuva forte, com raios e intensas rajadas de vento. Além do ar quente e úmido que predomina sobre a Região, há uma tendência de gradual queda da pressão atmosférica , o que facilita a formação de nuvens carregadas.

Os temporais nesta quarta-feira devem ser observadas principalmente sobre o Paraná e sobre Santa Catarina.

A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica vai favorecer a organização de mais instabilidade especialmente sobre o Paraná, onde são esperados grandes volumes acumulados de chuva a partir da quinta-feira (05). Porém, todo o litoral da Região Sul deve ficar em atenção para fortes rajadas de vento entre entre os dias 5 e 7 de fevereiro, por causa da intensificação deste sistema de baixa pressão sobre o mar.

O mapa mostra a estimativa de chuva para os próximos 5 dias no Sul do Brasil.

Durante a terça-feira, áreas de instabilidade avançaram da Argentina e do Paraguai para o oeste da Região Sul do Brasil e provocaram temporais na Fronteira Oeste Gaúcha.

Ventou forte no litoral. Segundo informações das estações automáticas do INMET, em Mostardas as rajadas de vento chegaram aos 57 km/h.

O ar seco vai ganhar força especialmente sobre o Rio Grande do Sul, onde o risco de chuva diminui a partir da quarta-feira (04).