Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporal em Bagé

19/07/2015 às 12:37
por Fabiana Weykamp

Depois de um sábado de bastante sol e tempo firme no Rio Grande do Sul, voltou a chover forte no Estado neste domingo.

 

Áreas de instabilidade associadas ao fluxo de umidade que vem do interior do País e a um sistema de baixa pressão atmosférica na Argentina, são reforçadas pela aproximação de uma frente fria e já provocam chuva forte desde cedo entre a Fronteira Oeste, a região Central e o litoral norte do Rio Grande do Sul.

 

No município de Bagé, na região da Campanha gaúcha, apenas entre às 7h e 9h da manhã, foram acumulados aproximadamente 93,0 mm de chuva. O acumulado das últimas seis horas já ultrapassou os 100mm de chuva. Vale lembrar que a média climatológica para o mês de Julho é de 140,9 mm, ou seja, em poucas horas já choveu quase 71% da média esperada para o mês inteiro.

 

Ao longo destes 19 dias, os acumulados de chuva já chegaram aos 147,2 mm, portanto a média climatológica já foi superada.

 

Figura 1: Nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul neste domingo. Goes 13 (canal infravermelho)

 

E ainda vem mais chuva por aí! Ao longo desta tarde e noite, novos temporais devem atingir à região. A população deve ficar em alerta, pois ainda são esperados grandes acumulados de chuva entre hoje e a amanhã, agravando a situação. Há risco para transbordamentos de rios, alagamentos e desmoronamentos. Além da chuva forte, com raios e rajadas de vento, há condições para queda de granizo.