Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nuvem rara se forma sobre o Espírito Santo

05/08/2014 às 10:31
por Redação

por Maria Clara Machado

Os ventos aumentaram de intensidade sobre o Espírito Santo nesta terça-feira. Já foram observadas rajadas entre 59 km/h e 62 km/h no aeroporto de Goiabeiras em Vitória entre 9 e  10 horas. Em Presidente Kennedy, no sul do Estado, os ventos chegaram a 59 km/h na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia.  Durante o dia há possibilidade de mais rajadas de vento que devem variar entre 50 km/h a 70 km/h, especialmente no litoral e em áreas de serra.

A nuvem rolo ou Glória da manhã, é bastante rara. Ela pode atingir 1.000 km de comprimento e de 1 à 2 km de largura. Se movem à velocidade de até 60 km/h, isso explica as fortes rajadas de vento registradas na manhã da terça-feira. Se formam à uma altitude de 100 à 200 metros da superfície, por isso podem ser consideradas nuvens baixas.

Não há um consenso na comunidade meteorológica sobre o processo de formação. A teoria mais aceita é a da ocorrência do choque de ventos em direções contrárias com umidade e temperatura distintas que sopram de forma contínua, explica o meteorologista da Climatempo César Soares. A nuvem tende a se dissipar conforme ocorre o aquecimento ao longo da manhã.

O sol aparece em Vitória e em outras áreas do Estado, mas algumas nuvens já começam a se formar. Isso porque uma frente fria se desloca rápido pelo Rio de Janeiro e chega ao Espírito Santo durante à tarde. Há previsão de chuva de forma isolada entre à tarde e à noite. A temperatura máxima pode chegar aos 29°C na capital.

Acompanhe a previsão para os próximos dias em Vitória.