Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ar seco causa problemas respiratórios

29/01/2014 às 12:46
por Redação

O tempo seco e as altas temperaturas deixaram o índice de umidade relativa do ar em 29% nessa quarta-feira (29) no aeroporto de Congonhas, e os próximos dias continuam sem previsão de chuva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, índices inferiores a 30% representam estado de atenção, sendo que o recomendado é que a umidade do ar fique acima de 60%.

De acordo com o otorrinolaringologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Oto Balieiro, tanto quem já tem alguma doença respiratória quanto quem não sofre de nenhuma condição pode apresentar os sintomas relacionados à baixa umidade relativa do ar. “As vias aéreas aquecem, umidificam e filtram o ar. Quando ele está mais seco, há demanda maior para umidificar e a dificuldade é maior. Se a pessoa estiver desidratada, ela não consegue realizar esse processo de forma adequada”, explica. Aqueles que normalmente não sentem as consequências de doenças respiratórias podem perceber o ressecamento das mucosas, a sensação de ardência e a formação de casquinhas em volta do nariz, formadas pelo desidratamento da mucosa.

Então, a principal orientação é manter-se hidratado e também hidratar as mucosas. Além disso, há outras medidas simples que podem deixar fazer desse período menos desagradável:

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre às 10 às 17 horas;

- Beba bastante água e não espere sentir sede. A atenção deve ser redobrada com as crianças e idosos, pois muitas vezes eles não referem sede, e nestes casos a postura pró ativa será mais eficiente;

- Umidifique os ambientes utilizando um umidificador portátil, ou quando não for possível comprar o aparelho, pendure toalhas molhadas ou coloque uma bacia com água. Evite deixar as toalhas encharcadas, prevenindo-se das quedas;

- Instile soro fisiológico nos olhos e narinas para amenizar os sintomas de ressecamento;

- Mantenha a casa limpa, e evite o uso de vassouras que só deslocam o pó. Dê preferência ao aspirador ou ao pano úmido;

- Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para umidificar as vias aéreas. Faça deste momento uma brincadeira com seus filhos, ambos serão beneficiados.

- Lave as mãos com frequência e evite colocação na boca e nariz;

- Incentive a carona solidária, contribuindo assim com a melhora da qualidade do ar. A Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) recomendaram nesta quinta-feira dia 26 de agosto, a restrição voluntária do uso de veículo automotor particular até que a qualidade do ar volte a níveis aceitáveis;

- Evite aglomerações em ambientes fechados pois devido a ressecamento das mucosas a proteção contra infecções pode estar diminuída.