Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Vai a chuva e vem o frio para o Sul

30/01/2015 às 11:53
por César Soares

Após a passagem da frente fria que trouxe chuva forte e ventania para diversas áreas da Região Sul, quem marcou presença ao longo da madrugada e manhã da sexta-feira (30) foi o frio. As temperaturas caíram em diversas cidades, principalmente sobre a Serra Gaúcha, mas a temperaturas mais baixas já tem data para terminar.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço das áreas de instabilidade da Região Sul em direção ao Sudeste. Em seu lugar, um pouco de ar polar consegue avançar sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina fazendo com que a temperatura caia.

Nas áreas de serra, as temperaturas ficaram abaixo dos 10°C. A temperatura ainda fica um pouco mais baixa durante o fim de semana devido a presença do que a meteorologia chama de alta de retaguarda. Um sistema de alta pressão atmosférica de 1020hPa que avança pela Região Sul e muda a direção do vento trazendo um pouco de ar polar.

Após o fim de semana os ventos voltam a transportar um ar mais quente e úmido. O sol brilha forte e as pancadas de chuva ocorrem rapidamente entre a tarde e a noite.