Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania continua no leste do RS e sul SC

28/05/2015 às 13:41
por Josélia Pegorim

Rajadas já alcançam  100 km/h no Sul

Um ciclone extratropical se organizou nas últimas 24 horas sobre o Sul do Brasil. O centro de baixa pressão deste sistema ainda está ganhando força nesta quinta-feira entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e provoca ventos fortes.

.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 100 km/h em Bom Jardim da Serra, na região do morro da Igreja, no alto da serra de Santa Catarina. No cabo de Santa Marta, em Laguna, no sul de Santa Catarina, uma rajada chegou aos 93 km/h. Em Mostardas, uma rajada alcançou 82 km/h.

 

As rajadas vão continuar e podem ficar ainda mais fortes nesta sexta-feira porque a pressão do ar vai baixar ainda mais entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os ventos enfraquecem durante o sábado, quando o centro de baixa pressão se afastar em alto-mar.

Enquanto a pressão do ar cai na sobre o litoral da Região Sul, a pressão do ar aumenta no interior da Região. Na região entre o leste do Grande do Sul e o sul de Catarina ocorre uma diferença muito grande de pressão numa área relativamente pequena. Esta diferença de pressão do ar acelera o movimento do ar e faz com que os ventos fiquem fortes.

Confira a explicação da meteorologista César Soares