Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania sobre o RS: rajada de 108 km/h em Rio Pardo

15/11/2013 às 20:08
por Josélia Pegorim

Várias áreas do Rio Grande do Sul registraram ventos muito fortes no feriado de 15 de novembro. As intensas rajadas de vento, entre 70km/h e quase 100 km/h foram provocadas durante a passagem de uma forte linha de instabilidade associada a uma frente fria que entrou no Rio Grande do Sul. Uma linha da instabilidade é um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam ao mesmo tempo e de forma organizada. Este tipo de sistema de tempo pode atuar pode dezenas de quilômetros e em geral não dura para mais do que 24 horas. Os cumulonimbus provocam as intensas rajadas de vento, chuva forte e ás vezes granizo. A linha tracejada indica a posição média das nuvens da linha de instabilidade.

A linha de instabilidade se organizou sobre o Uruguai e no meio da manhã de sexta-feira começou a atingir as cidades na fronteira e no sul gaúcho. Os ventos chegaram aos 71 km/h em Canguçu. Por volta das 16 horas, a linha de instabilidade atingiu Rio Pardo com rajadas de vento de até 108 km/h e às 18 horas Porto Alegre sentia rajadas de vento de 93 km/h. Estas medições são do Instituto Nacional de Meteorologia. Ao aeroporto Salgado Filho registrou rajada de 92 km/h.

Nas animação das imagens do radar meteorológico de Santiago, operado pela Aeronáutica, a faixa vermelha indica o forte sinam do radar, associado à área de tempestade.

A  frente fria e a linha de temporais se afastam do estado neste sábado e o reaparece, com baixa chance de voltar a chover.  Confira a previsão para o Rio Grande do Sul e os ventos.