Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Vento passa de 100 km/h no Sul

06/04/2015 às 09:31
por César Soares

A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina auxilia na organização do vento sobre diversas áreas da Região Sul do Brasil. Exatamente por isso que os ventos nas áreas da serra catarinense, gaúcha e litoral norte do Rio Grande do Sul já tem o registro de ventos fortes desde a madrugada da segunda-feira (06).

Na tabela abaixo estão as maiores rajadas de vento registradas nas estações do INMET no Sul entre a madrugada e a manhã da segunda-feira.

Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver a presença do sistema de baixa pressão atmosférica com centro na costa de Santa Catarina que auxilia na organização do vento a ponto de gerar tais rajadas.

 

Esse mesmo sistema de baixa pressão também vai incentivar a formação de nuvens de chuva no litoral norte do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e leste do Paraná, onde há o risco de pancadas de chuva ao longo do dia com risco de chuva forte à tarde.

Menos nuvens e mais sol

As temperaturas já começaram a cair principalmente sobre o leste da Região Sul. Isso por conta da presença do ar mais seco nestas áreas que faz com que a atmosfera perca calor rapidamente, favorecendo a queda da temperatura mínima. O sol vai predominar ao longo dos próximos dias exatamente por conta da presença deste ar mais seco.

As tardes terão temperaturas mais altas, já as madrugadas ainda terão temperaturas um pouco mais baixas.