Vento forte e mar agitado no Sul

03/03/2016 às 20:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
14h de ventania em Porto Alegre

Porto Alegre teve14 horas de ventania

O processo de formação de um ciclone sobre o Sul do Brasil provocou muita chuva e ventania. Os volumes de chuva entre a tarde do dia 2 e a tarde de 3 de março de 2016 superaram 100 mm em várias localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As rajadas de vento alcançaram cerca de 100 km/h.

 

 

Baixa pressão

Na região do aeroporto internacional Hercílio Luz, a pressão atmosférica caiu 10 hPa em 24 horas. Às 18 horas do dia 2 de março, a pressão era de 1015 hPa e às 18 hora do dia 3 era de 1005 hPa. Essa acentuada queda da pressão do ar ocorreu em várias áreas do Sul do Brasil e foi responsável pela formação das grandes áreas de instabilidade que provocaram a chuva volumosa e a ventania.

A pressão atmosférica deve baixar um pouco mais nesta sexta-feira no litoral catarinense. A chuva ainda deve ser volumosa em áreas litorâneas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim alerta para ventos fortes e mar agitado.

 

 

 

 

 

Mar agitado

A ventania provocada pela formação do ciclone deixou o mar muito agitado no litoral do Rio de Grande do Sul e Sul de Santa Catarina. A região entre Tramandaí e Florianópolis pode ter ondas de 3,0 a 3,5 m nesta sexta-feira.

O centro de baixa pressão se afasta da Região Sul no sábado, o que vai permitir o rápido enfraquecimento dos ventos, a diminuição da chuva e das ondas.

 

Nuvens carregadas passaram sobre São José do Norte, no litoral sul do Rio Grande do Sul

 

 

A chuva alagou Capão da Canoa (RS) na madrugada de 3/3/16

 

Áreas de instabilidade da baixa pressão provocaram muita chuva em Benedito Novo (SC)

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

25°
max

6mm / 80%

Porto Alegre - RS

19°
min

26°
max

30mm / 90%