Pouca chuva para o Sudeste e para o Centro-Oeste

04/04/2016 às 14:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva BR - análise para 15 dias

Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Brasil causando um bloqueio atmosférico. A circulação dos ventos deste grande sistema de alta pressão vai dificultar a expansão das áreas de instabilidade e a entrada do ar polar das frentes frias sobre o centro-sul do Brasil

Além de dificultar a entrada das frentes frias pelo interior do Brasil, o sistema de alta pressão atmosférica vai causar uma forte subsidência do ar (movimento do ar predominante de cima para baixo) que vai inibir a formação e o crescimento das nuvens. A subsidência é outro fator que reduz as condições para chuva.

 

 

 

 

 

O sistema de alta pressão atmosférica vai atuar com força sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Sul do Brasil reduzindo muito as condições para a chuva.

 

No mapa, os tons de vermelho-terra indicam baixos volumes de chuva acumulados no período de 15 dias. Os tons de verde forte representam volumes acumulados que superam 100 mm.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta como será a distribuição da chuva sobre o Brasil até o começo da segunda quinzena de abril.