SP tem mais chuva no fim de semana

20/01/2017 às 22:50
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/01/2017 às 09:43

Oferecimento
Nível dos rios é preocupante

Mais uma vez o Estado de SP começou o dia com chuva neste sábado. Radares meteorológicos mostravam chuva por volta de 07h entre o litoral norte, Baixada Santista e a região de Campinas. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configurou sobre o Brasil e parte de suas áreas de instabilidade vão provocar muita chuva no fim de semana sobre várias regiões do Sudeste do Brasil.

O estado de São Paulo foi uma das regiões do país que recebeu os maiores volumes de chuva esta semana. Dentro do estado, a região leste foi a que mais choveu.

Por causa da chuva volumosa desde o início da segunda quinzena do mês, a cidade de São Paulo está tendo o janeiro mais chuvoso desde 2011.

A tabela mostra o total de chuva acumulada apenas no período entre 20h do dia 16 e 20h do dia 20 de janeiro de 2017, pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. Note que há várias cidades da Grande São Paulo com os maiores acumulados no período.

 

 

 

A circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera vai manter as condições de muita instabilidade sobre São Paulo no fim de semana.

A preocupação com alagamentos e transbordamentos de rios é grande, pois já choveu muito nos últimos dias. Em várias áreas do estado, apenas esta semana choveu cerca da metade do que normalmente chove em um mês normal de janeiro. A média de chuva para este mês varia de 200 a 250 na maioria das áreas paulistas.

 

 

A chuva mais frequente e volumosa no fim de semana é esperada para a região do litoral norte e Baixada Santista, Grande SP, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e toda a porção norte do estado. Ainda pode chover a qualquer hora, intercalando apenas com períodos de melhoria, mas não se deve esperar pelo sol forte. A temperatura não sobe muito. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada nos próximos 5 dias.

 

 

Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

O centro, oeste e o sul de São Paulo do estado devem ter grandes períodos de sol e a temperatura sobe, mesmo assim, também há condições para algumas pancadas de chuva entre a tarde e a noite, que podem ser moderadas a fortes.

 

 

 

Confira o alerta especial sobre as consequências da chuva no estado de São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

0mm / 0%