Salvador tem janeiro mais seco em 31 anos

27/01/2017 às 23:09
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura à tarde está quase 3° acima do normal

A época chuvosa em Salvador compreende os meses de abril a julho, quando se pode esperar por chuva frequente, temporais e dias com temperatura amena por causa da nebulosidade e da chuva. Em anos normais, as frentes frias chegam até Salvador com sua chuva e fortes ventos frios.

Mas na escala anual, o mês de janeiro é o que tem a menor média de chuva em Salvador, capital da Bahia, o que significa que é uma época de pouca chuva. A média histórica de chuva é de aproximadamente 110 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Justamente por ter menos chuva, janeiro é parte do trimestre mais quente do ano junto com os meses de fevereiro e março.

Uma média de chuva mensal da ordem de 100 mm não é muito alta, mas não é desprezível. Porém, ao que tudo indica, janeiro de 2017 vai terminar muitos milímetros longe desta média.

 

 

 

Um mês quase sem chuva

Do dia 1 até 9h do dia 27 de janeiro, hora local, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou irrisórios 6,3 mm de chuva acumulados. É quase igual a não chover! Este total de chuva está 94% abaixo da média histórica. Até o dia 27 esta era maior deficiência de chuva dentre todas as capitais brasileiras.

Janeiro de 2017 está sendo o janeiro mais seco em Salvador pelo menos em 31 anos, desde 1986. Uma falha no banco de dados público do Instituto Nacional de Meteorologia não permitiu uma pesquisa para além deste ano.

Confira quanto choveu em janeiro no período de 2017 a 2005.

 

 

 

Calor

A falta de chuva, e também de nebulosidade, tem deixado janeiro mais quente do que já é. A média das temperaturas em 27 dias foi de 32,7°C, 2,7°C acima média histórica temperatura máxima para janeiro que é 29,9°C.

No dia 27 de janeiro, Salvador registrou um duplo recorde de calor e teve a madrugada mais quente e a tarde mais quente de 2017 até agora.

 

 

Capital mais seca em janeiro

Salvador deve terminar janeiro como a capital mais seca do Brasil. A situação é pior do que a de Aracaju, capital de Sergipe, onde a chuva acumulada em 27 dias de janeiro estava 87% abaixo da média, e de Vitória, capital do Espírito Santo, onde em 27 dias choveu 20,4 mm, valor 86% abaixo do normal para janeiro.

Há previsão de um pouco de chuva para Salvador, Aracaju e Vitória nos últimos quatro dias de janeiro de 2017, mas o volume deve ser pequeno.

 

Confira a previsão para a Região Nordeste

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

30°
max

20mm / 90%

Vitória - ES

21°
min

29°
max

12mm / 60%