Cuiabá tem a maior chuva do ano

14/02/2017 às 13:11
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Alerta de chuva forte em MT e MS

A chuva se intensificou por diversas áreas do estado de Mato Grosso neste início de semana. Em 24 horas, muitos municípios registraram novamente chuva volumosa. A capital Cuiabá teve a maior chuva do ano no período de 24 horas, com acumulado de 68,8 mm entre às 10 horas de segunda e às 10 horas desta terça-feira (14) segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

A chuva também foi volumosa no mesmo período em Canarana com acumulado de 91, 8 mm, em Sorriso com 84,8 mm e Poxoreo com 83 mm. 

Chuva já perto da média em Cuiabá

A capital Cuiabá já acumula 186 mm de chuva desde o início de fevereiro. A média histórica do mês é de 199 mm pelo INMET. 


Alerta de chuva forte em MT e MS

"Um sistema de baixa pressão atmosférica cresceu em cima de Mato Grosso e estimulou a formação de nuvens muito carregadas e dessa chuva intensa sobre várias áreas do estado", explica a meteorologista Fabiana Weykamp. 

A terça-feira continua em alerta para mais chuva em Cuiabá e nas outras áreas de Mato Grosso. Há risco de chuva forte e com grandes acumulados. Amanhã (15), a baixa pressão ainda vai influenciar bastante o estado e toda parte norte e oeste ficam com o tempo instável. O dia será de chuva em vários momentos, ainda com risco de chuva forte. 


As áreas de instabilidade associadas à baixa pressão e a circulação dos ventos também provocam chuva nesta terça em Mato Grosso do Sul. Áreas do norte e leste do estado já amanheceram com chuva. A tendência é do aumento dessa instabilidade por Campo Grande e o sul do estado e todas áreas de Mato Grosso do Sul estão sujeitas à chuva forte. A chuva ainda pode ser forte em grande parte do estado nesta quarta-feira. 


Os impactos da chuva excessiva para os produtores da região aparecem na colheita da soja e no plantio do milho safrinha. Os agricultores estão com dificuldades nos trabalhos no campo.

Veja no AgroclimaPlantio do milho safrinha está atrasado  

 

Goiás e o DF com pouca chuva 

Goiás e o Distrito Federal estão na tendência contrária e a previsão é de poucas pancadas de chuva nos próximos dias. O sol e as altas temperaturas vão predominar ao longo da semana, com chance de pancadas de chuva localizadas. Diferente de Mato Grosso, a chuva vai acontecer mal distribuída acumulando pequenos volumes. 
Veja também: 

Brasília já recebeu quase 80% da chuva do mês

Confira os maiores acumulados de chuva no Brasil em 24 horas:

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

16mm / 90%

Campo Grande - MS

23°
min

30°
max

35mm / 80%